MASIGNCLEAN101

Crie sua rede social completa em PHP


Que tal criar sua própria rede social ou mehor, se gostar de entender a lógica de uma solução e fazer melhor, pode fazer uma engenharia reversa e ver como foi uma pode ser desenvolvida. A prática de engenharia reversa é muito utilizada hoje em dia, mas não vai ser o caso dessa solução que eu preparei hoje para você, pois a ferramenta que selecionei hoje é Opensource,  ou seja, você pode fazer revisões e alterações como bem entender e redistribuir o código, o que não fará mal algum a quem o criou, mas ao contrário, poderá gerar boas soluções não só a você mas a toda comunidade que a utiliza e mantém.

A ferramenta em questão é a Socialnetwork (OSSN), que é uma rede social escrita em PHP. Ela permite que você faça de um site uma rede social ideal para grupos de estudos, por exemplos. Separamos tudo que precisa saber sobre ele, a partir da instalação, componentes, documentação e comunidade para ajudar os futuros desenvolvedores.
Seguem algumas imagens ilustrativas da plataforma, mas lembre-se, o céu é o limite quando se trata de desenvolvimento, estas imagens são somente exemplos da demo do cms.






Bom, de posse do código, e fazer tudas as primeiras alterações que você julgar necessário, basta encontrar uma hospedagem bacana, e que te ofereça bons recursos para que sua rede social funcione bem, certo? Existem aos montes ótimas soluções e diversos planos, que devem ser analisados conforme o que cada uma oferece de benefício, mas a minha dica inicial é: Faça muitos testes locais, antes de levar o seu site pro ar, digo isso, pois assim que fizer isso vai começar a ter gastos fisicos mensais, como a hospedagem por exemplo, e anual com a compra do domínio. Existem algumas boas ferramentas que fazem esse papel, algumas que indico é o Xampp e o Wampp, onde você pode instalar a sua rede social pois essas ferramentas contam com o PHP e banco de dados, o que vai te ajudar a desenvolver e testar sua ferramenta muito bem antes de disponibilizar sua rede social na web.
Compartilhe esse artigo!
Marcus Vinicius
escreve para o Mundo Informal sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.
Seja livre para expor seu pensamento!

Se preferir, antes leia nossa política para comentários...
Atenção: Comentários "Anônimo" não serão publicados. Escolha "Nome/URL". Obrigado!