MASIGNCLEAN101

Grupo Hacker ganhou mais de 100 mil dólares só com ameaças de DDoS

Os ataques de DDoS têm efeitos nefastos e conseguem bloquear sites e serviços de forma simples. Com elevados volumes de tráfego, os servidores deixam de conseguir responder e simplesmente deixam de funcionar.

Um grupo de supostos hackers conseguiu ir agora mais longe, arrecadando uma elevada quantia de dinheiro, sem realizar um único ataque de DDoS, usando apenas a ameaça.


Um dos maiores ataques de DDoS realizados nos últimos tempos foi lançado pelo grupo Armada Collective e conseguiu manter refém o serviço de email seguro ProtonMail.

Mas um grupo de supostos hackers está agora a fazer-se valer do nome do grupo Armada Collective para conseguir extorquir dinheiro a empresas e a outro serviços.

A fórmula encontrada assenta num esquema simples. Estão a ser enviadas mensagens com ameaças de ataques DDoS, que supostamente vêm do grupo Armada Collective e que exigem pagamento de quantias elevadas. Tudo aparenta ser de uma origem fidedigna e real. Para além desta ameaça e exigência de bitcoins é enviada ainda informação sobre os ataques realizados antes.


Muitas empresas estão a cair no erro de pagar, apenas para não terem de lidar com este problema, fazendo com que este falso grupo consiga atingir os seus objectivos.

É claro que quem não pagou não teve qualquer problema, uma vez que o grupo não é o Armada Collective e nem possui a capacidade de realizar este tipo de ataques.

Esta é uma nova forma de explorar o medo que as empresas têm de sofrer este tipo de ataques e de ver os seus serviços afectados de forma séria. É também importante notar que grupos como o Armada Collective não agem desta forma e nunca exigem pagamentos sobre ataques que ainda não realizaram, se sequer os exigirem.

Fonte: CloudFlare, PPlware
Compartilhe esse artigo!
Marcus Vinicius
escreve para o Mundo Informal sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.
Seja livre para expor seu pensamento!

Se preferir, antes leia nossa política para comentários...
Atenção: Comentários "Anônimo" não serão publicados. Escolha "Nome/URL". Obrigado!