MASIGNCLEAN101

Você sabia? Velocidade de carregamento de seu site afeta suas posições no Google


Quem tem um blog já deve saber que a Google tem diversos critérios quanto a colocação e colocação no ranking, tais como o número de palavras-chave, conteúdo que direciona para seu blog, links internos e externos, e outros métodos de otimização SEO.

O que acontece é, que sempre ocorrem melhoras quanto a indexação e critérios pois a Google está sempre preocupada em desenvolver um algoritmo de indexação cada vez mais inteligente. Você sabia que um dos critérios de rankeamento de páginas é a velocidade de carregamento do blog?

Caso sua página não oferecer uma ótima experiência para o usuário, esteja ele no desktop ou no celular, você vai cair nos rankings. Afinal, quem gosta de ficar esperando a página da internet carregar e, depois, ainda encarar um blog que não é responsivo?

Ferramentas recomendadas


Quando o Google lançou esse novo fator de rankeamento, logo sugeriu algumas ferramentas grátis para webmasters a fim de ajudar a reduzir o tempo de carregamento das páginas:

Page Speed
YSlow
WebPage Test
Webmaster Tools > Google Labs > Desempenho do site
Code.google.com/speed

Pensar no mobile primeiro


O motivo de esse critério ter se tornado importante é por conta dos celulares. Como o acesso via dispositivo móvel está cada vez maior, o Google precisou priorizar sites e blogs que dão uma atenção maior à usabilidade, à experiência do usuário no blog. Isso vai impactar no número de visualizações na página e, consequentemente, no número de conversões.

Alguns princípios conhecidos como Mobile First orientam o webmaster a pensar dessa maneira. Ou seja, quando se pensa primeiramente na experiência do usuário a partir do celular, em vez do desktop, o blog se torna “responsivo” e se adapta a qualquer dispositivo, ficando melhor posicionado no Google.

Velocidade de internet


Para proporcionar ao usuário essa experiência veloz e eficaz, é imprescindível que você hospede seu blog em um servidor rápido e leve. Na era digital, o sucesso na web é determinado por obter tecnologia de ponta e desenvolver conteúdo limpo e fácil de digerir. O usuário é muito dinâmico e espera que tudo funcione da maneira mais tranquila possível, sem demora. 

Ter um blog com carregamento lento pode significar perda de dinheiro. Mesmo que a velocidade da sua internet não interfira na velocidade da internet do usuário, você vai precisar de agilidade para fazer alterações no blog, subir arquivos, fazer toda a parte de manutenção e administração na web. 

Não vale a pena economizar pouco na hora de assinar um provedor de internet e depois perder esse dinheiro de conversão. Hoje em dia, tem muitos pacotes acessíveis de internet, como o NET combo. Portanto, quando o assunto é velocidade de carregamento do seu blog, não se pode economizar, afinal isso não será um custo e sim um investimento. 

Você tem alguma outra sugestão para melhorar a velocidade de carregamento do seu blog? Compartilhe com a gente!

Fonte: Dicas Blogger
Compartilhe esse artigo!
Marcus Vinicius
escreve para o Mundo Informal sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.
Seja livre para expor seu pensamento!

Se preferir, antes leia nossa política para comentários...
Atenção: Comentários "Anônimo" não serão publicados. Escolha "Nome/URL". Obrigado!