18 de set de 2015

Passo a passo para abrir uma empresa e registrar sua própria marca


Você teve uma ideia inovadora e fez uma breve análise de mercado, pesquisou e concluiu que sua ideia tem futuro. Esse é só o primeiro passo para começar um negócio. E agora, o que você faz? Essa é a pergunta que vamos tentar responder ao longo do texto.

Visualize suas características como empreendedor e tenha paciência

Seu negócio terá a sua cara e será fruto do seu empenho. Logo, faça uma autoanálise e reconheça suas principais características e se isso será positivo para esse processo. Além disso, esteja preparado para demoras – abrir um negócio demanda tempo e dedicação. Durante o processo você precisa de tranquilidade enquanto aguarda as definições e licenças dos órgão públicos, principalmente porque o Brasil tem um dos processos mais demorados do mundo. Keep Calm!

Escolha do nome e endereço

Pesquise a viabilidade de nomes na Junta Comercial. Depois, verifique na Administração Regional se é permitida a realização do seu tipo de negócio (atividade econômica) no endereço escolhido.

Contrate um contador

Escolha um profissional de sua confiança para lidar com a contabilidade. A primeira missão dele será levantar e validar a documentação para a abertura do seu negócio.
Ele também recomendará o melhor sistema tributário a ser adotado, e poderá auxiliar na montagem de um cronograma com dias de pagamentos de impostos e data mensal para balanços.

Encontre um advogado

para elaborar o contrato social e registrar na Junta Comercial, você vai precisar de um advogado. É no contrato social que ficam informações como: “objetivo”; “ramo”; “aspectos societários” e “formação do capital social”. Junte seus documentos pessoais (e dos sócios) e leve à Junta Comercial ou ao Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas mais próximo.
Com tudo em ordem e nome exclusivo da empresa, o seguinte passo será o arquivamento do ato constitutivo da empresa. Para isso, reserve os seguintes documentos:
  • três vias do contrato social (ou requerimento de empresário individual, ou estatuto);
  • cópias autenticadas do RG e do CPF dos sócios;
  • uma via do requerimento padrão (capa da Junta Comercial);
  • uma via da ficha de cadastro nacional (FCN), modelos 1 e 2;
  • pagamentos de taxas através de DARF.

Obtenha o CNPJ

Com o NIRE (Número de Identificação de Registro de Empresa) em mãos você pode obter o CNPJ (registro da empresa como contribuinte). Para agilizar faça pelo site da Receita: www.receita.fazenda.gov.br.

Solicite o alvará

Depois do CNPJ você pode ir até a prefeitura ou administração regional da cidade e retirar o alvará de funcionamento. Para isso, alguns documentos serão solicitados:
  • formulário próprio da prefeitura preenchido;
  • consulta prévia de endereço aprovada;
  • cópia do CNPJ;
  • cópia do contrato social;
  • laudo dos órgãos de vistoria.
  • Inscrição estadual na Secretaria da Fazenda:
Você vai precisar dessa inscrição para fazer o registro no ICMS. Verifique se é possível resolver essa etapa pela Internet no seu estado. Documentos solicitados:
  • três vias do documento único de cadastro, DUC;
  • uma via do documento complementar de cadastro, DCC;
  • cópia autenticada ou original do comprovante de endereço dos sócios;
  • cópia autenticada de documento que prove o direito de uso do imóvel, como contrato de locação ou escritura;
  • número do cadastro fiscal do contador;
  • comprovante de contribuinte do ISS, para as prestadoras de serviço;
  • certidão simplificada da junta (para empresas constituídas há mais de três meses);
  • cópia do ato constitutivo;
  • cópia do CNPJ;
  • cópia do alvará de funcionamento;
  • RG e CPF dos sócios.

Registro na Previdência

Faça o registro da sua empresa em uma agência da Previdência, mesmo sem funcionários essa etapa é necessária e pagar os tributos também. Você tem 30 dias após o início das atividades para realizar esse procedimento.

Emissão de notas fiscais

Se sua empresa for de serviços, vá até a prefeitura. Se for comércio ou indústria, procure a Secretaria Estadual da Fazenda.

Por que registrar sua marca e o domínio na web?

Muitos empreendedores consideram o registro da marca (nome da empresa) e do domínio (o endereço do seu site na internet) investimentos iniciais desnecessários. Mas imagine tocar todo o seu negócio e depois descobrir que alguém registrou a sua marca ou o seu domínio?
Veja aqui como registrar a sua marca, a orientação é do SEBRAE. Já para registrar o domínio com terminação br. você vai precisar informar um número de CPF ou CNPJ que será definido como o proprietário deste domínio. Se puder faça também o registro outras terminações como: .COM, .NET e .ORG. Afinal, um dia você pode precisar e podem não estar mais disponíveis, inclusive com outras pessoas usufruindo de todo seu esforço em marketing e fidelização de clientes.

Capriche no Marketing

Invista no marketing. Apresente a sua marca ao público com um pensamento estruturado e aprofundado em termos de imagem. Pense bem naquilo que quer comunicar, nos seus valores e missão. Esse investimento lhe trará um bom retorno e confere um diferencial, uma vez que muitos empresários abrem mão deste detalhe. Algumas agências também podem fazer esse serviço para você, à preços bem convidativos.

Planejamento e finanças

Esteja sempre que possível com as finanças em dia. No começo, em relação ao estoque, é melhor pecar pela falta do que pelo excesso. Reserve uma grana em caixa, para aguentar pelo menos 3 meses sem lucro algum.

Bons negócios!

Via ValueHost
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