MASIGNCLEAN101

Traga de volta o Menu Iniciar do Windows 7 para o Windows 10


Se existe uma reclamação que persiste na nova versão do sistema operacional da Microsoft, e vem perseguindo a empresa desde o Windows 8 é sobre o menu iniciar. Se nas das versões anteriores (Windows 8 e 8.1) não haviam menu iniciar, a volta dele no Windows 10 não agradou muita gente por tentar justamente unir o que havia de agradável nesse menu na versão 7 e os live tiles (blocos dinâmicos) do Windows 8.

Se você está insatisfeito com esse menu, e gostaria de voltar aos tempos de gloria utilizando aquele menu do Windows 7, podemos te ajudar a resolver esse problema.

O que você precisa para fazer isso?

Felizmente não será necessário fazer nenhuma alteração no sistema que necessite de um conhecimento avançado ou realizar nenhum procedimento que possa "destruir" seu sistema. O que será preciso é apenas instalar um programa muito interessante chamado Classic Shell que nós do Mundo Informal já utilizamos desde o Windows 8.

O Classic Shell trás de volta a aparência do menu do Windows 7 e se você quiser, pode até mesmo utilizar a aparência do menu iniciar do Windows XP por meio dele sem instalar nenhum outro programa, tema ou plugin.

Você pode baixar o Classic Shell por meio do site oficial, nós recomendamos o uso da versão mais recente, pois a cada atualização, a integração completa e cada vez com uma probabilidade menor de bug's é reduzida.

Instalação e configuração do Classic Shell

Faça o download do instalador por meio deste link, e execute-o. Durante a instalação, você poderá escolher entre instalar apenas os recursos do Menu iniciar, ou utilizar alguns recursos extras, como o Classic Explorer e Classic Internet Explorer. Recomendamos que desmarque estas opções, pois já não são tão úteis como o menu, felizmente eles não são ativados até que você os ative para que haja pouco dano na instalação do pacote inteiro de uma só vez.


Quando a instalação estiver completa, você começa a configurar o menu clicando nele na barra de tarefas. O seguinte menu irá aparecer:


Aqui você pode escolher a aparência clássica, com duas colunas, ou estilo Windows 7. Como o objetivo deste tutorial é recriar o estilo do Windows 7, vamos deixá-lo como padrão. Nós vamos voltar a este menu depois, mas por enquanto vamos apenas concluir a primeira execução. Assim que você selecionar o estilo do Windows 7 clique em OK.

Agora vamos abrir o Menu Iniciar, clique no botão Iniciar novamente.


Ajustando o Menu

Muitas pessoas ficarão encantados com a configuração padrão (o menu de estilo Windows 7 + o tema Metro). Se você quiser fazer mais algum ajuste você pode simplesmente clicar com o botão direito no botão Iniciar e acessar as configurações do Classic Shell através da opção "Configurações" como pode ser visto abaixo.


Ao clicar em Configurações, você voltará ao menu que vimos quando abrimos o Classic Shell pela primeira vez e você pode fazer ajustes como a mudança para o "clássico com duas colunas". Explorando as guias adicionais que você vai encontrar um grande número de ajustes e configurações que você pode "brincar".

Além de mudar o estilo do menu você também pode trocar o ícone do botão do Menu Iniciar se você quiser. Caso queira utilizar aquele mesmo botão do menu iniciar do Windows 7, utilize esta imagem. Você pode alterar por meio da opção "Substituir botão Iniciar". Selecione a opção de estilo Aero, Classic, ou fornecer uma imagem personalizada (nesta opção, selecione e localize a imagem do Windows 7 que deixei o link acima).

Além de personalizar a imagem do botão, existem outras configurações adicionais que podem ser feitas no menu, mas claro isso é totalmente opcional. O melhor do Classic Shell é que o programa é código aberto, ou seja, você não precisa desembolsar nada para utilizar.

Tudo pronto!

Com o Classic Shell tudo o que você precisa é de alguns minutos para instalar, mais um minuto ou dois para ajustar as configurações básicas e pronto você está a salvo. O Menu Iniciar do Windows 10 agora se parece com o Windows 7 e tudo está lá da maneira que você costumava ver: não cheio de blocos dinâmicos.

Clique para baixar o programa: Classic Shell

Deixe sua dúvida ou sugestão nos comentários abaixo!
Compartilhe esse artigo!
Marcus Vinicius
escreve para o Mundo Informal sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.
avatar

Muito boa a Dica.

Realmente sempre que a Microsoft atualiza o seu sistema operacional alguma novidade relacionada ao menu iniciar muda, e por tabela descontenta a maioria dos usuários.
Ainda hoje não entendo o que a desenvolvedora tem contra a ferramenta.

Muito boa a dica, aconselho fazer mais destas.

23 de outubro de 2015 11:27
Seja livre para expor seu pensamento!

Se preferir, antes, leia nossas regras para comentários...
(Atenção: Comentários "Anônimo" não serão publicados. Escolha "Nome/URL". Obrigado!)
Bom comentário!