MASIGNCLEAN101

Formatação automática em trabalhos acadêmicos com o Fastformat


Chegou a hora de fazer aquele trabalho de faculdade, seu TCC, artigo acadêmico ou sua monografia e as normas ABNT ainda são seu percalço?

Aparentemente esse mesmo problema era encontrado por universitários de Pernambuco, isso porque foi de lá que nasceu um serviço online que promete formatar automaticamente seu texto para os padrões ABNT, sem a exigência de conhecimentos sobre tais normas ou mesmo do uso de marcações como ocorre com o LATEX.

O FastFormat possui uma interface simples, sendo dividindo sua tela em dois, ao lado direito temos o campo para inserção do conteúdo, com aparência similar aos editores de textos tradicionais e ao lado direito, temos um visualizador de como anda o documento.

Para inserir o conteúdo e ter o mesmo formatado dentro dos padrões ABNT, basta clicar sobre a seção que será criada (Abstract, Resumos, Epígrafe, Dedicatória, etc) e colocar o conteúdo referente a este, espaçamentos, parágrafos e demais formatações necessárias serão introduzidas de forma automática pelo serviço.

Biografias, Citações, Autores e Filiações também podem ser introduzidas de forma simples e rápida pelo serviço, simplesmente clicando nos botões referentes a estes.

Atualmente o Fastformat conta com vários templates para serem escolhidos como padrão para a formatação automática, isso inclui alguns genéricos e alguns de universidades como USP e UFAL, fazendo com que para estes até mesmo capas e pequenas padronizações da universidade saiam prontas na versão final. Templates que não estejam presentes, podem ser solicitados diretamente pela sessão de contato do FastFormat.

Após ter incluído todo o conteúdo de seu trabalho, o mesmo pode ser exportado diretamente para PDF.

Atualmente o Fastformat é gratuito para todos, no entanto seus criadores já informaram que possuem intenções de adicionar algumas variantes, para que passe a existir uma versão premium do serviço.

Compartilhe esse artigo!
Marcus Vinicius
escreve para o Mundo Informal sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.
Seja livre para expor seu pensamento!

Se preferir, antes, leia nossas regras para comentários...
(Atenção: Comentários "Anônimo" não serão publicados. Escolha "Nome/URL". Obrigado!)
Bom comentário!