MASIGNCLEAN101

Encontrada brecha que pode entregar localização dos usuários no Android


Todos os smartphones com Android superior à versão 3.1 (Honeycomb) podem dedurar a localização de seus donos, graças a uma vulnerabilidade alertada pela Electronic Frontier Foundation.

Acontece quando o usuário escolhe manter o aparelho em modo Preferred Network Offload (PNO), que prioriza o acesso à internet pelo Wi-Fi, em vez de usar o plano de dados (o que economiza dinheiro e bateria).

Acontece que o sistema compartilha com o provedor do Wi-Fi informações que permitem saber quais foram os últimos lugares onde a pessoa se conectou e quando isso foi feito, o que cria a possibilidade de se informar sobre a rotina do usuário.

O Google respondeu à EFF que ainda avalia o problema, mas que uma solução deve sair em uma futura versão do sistema.

Por ora, se você tem um Android pode desabilitar o PNO, embora isso possa aumentar o consumo de dados e da bateria. Basta ir às configurações avançadas de Wi-Fi e, onde o sistema pergunta sobre manter o Wi-Fi ligado sempre, escolher que não.

Compartilhe esse artigo!
Marcus Vinicius
escreve para o Mundo Informal sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.
Seja livre para expor seu pensamento!

Se preferir, antes, leia nossas regras para comentários...
(Atenção: Comentários "Anônimo" não serão publicados. Escolha "Nome/URL". Obrigado!)
Bom comentário!