MASIGNCLEAN101

Saiba como monitorar sua casa através da webcam do seu Notebook ou PC

Foto: Divulgação
Você que está pensando em monitorar a sua casa, mas não gostaria de adquirir uma câmera no momento, por questões financeiras, ou por algum outro motivo, saiba que é possível usar a webcam do seu notebook ou computador para fazer essa função.


Para isso, iremos utilizar um softwere chamado webcamXP, esse programinha é bem trabalhado e fornece o que precisamos. Primeiramente, baixe-o e instale-o, agora será necessário um cadastro rápido via e-mail, para que você possa começar a utilizar o softwere.

Para utilizar esse programa é muito simples, basta que você possua uma webcam no seu pc, já o notebook vem com uma webcam integrada. Primeiramente iremos mudar o idioma do programa, então vá na opção Language <>Portuguese.

Agora na tela inicial, clique com o botão direito do mouse sobre um quadrado com o número 1. Depois disso, você terá que escolher a opção PCI/USB, nessa opção, selecione a webcam do seu computador.

Depois de ter feito todo esse procedimento, a sua webcam estará habilitada para realizar a função de uma verdadeira câmera de vigilância. Tudo muito bom, tudo muito bem, mas como é possível fazer a visualização do monitoramento?

Para isso, você irá precisar de um smartphone, caso utilize um dispositivo com android, basta você copiar a URL que o webcamXP oferece, assim você digita essa URL no seu navegador, e será redirecionada à uma página de visualização de vídeos, na qual será apresentado as imagens em tempo real, que a sua webcam está monitorando.

Se por ventura você usa um smartphone da Apple com sistema operacional IOS, você pode baixar uma plicativo chamado LiveCams Pro. Esse app é muito bom, ele nos dá a possibilidade de visualizar todas as webcams compartilhadas ao mesmo instante.

O webcamXP também oferece a opção de detecção de movimentos, para selecionar essa opção, vá até segurança , e selecione ativar. Aqui você poderá configurar o que o softwere irá realizar quando detectar a presença de alguém.

Para isso, vá até a opção ativar funções, aqui será apresentado as opções disponíveis. Essas são: enviar e-mail ou um SMS para o seu smartphone, capturar imagens ou até mesmo gravar um vídeo. Selecione as que você você se interesse e pronto.

Este é um Guest post de Antony Carvalho do Blog O Notebook.
Compartilhe esse artigo!
Marcus Vinicius
escreve para o Mundo Informal sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.
avatar

Muito bom seu tutorial, mas não descobri ainda onde fazer este cadastro para fazer o software funcionar. Você pode me ajudar nisso?

17 de outubro de 2015 11:02
avatar

Bom dia Marcus, gostei muito do seu tutorial, mas ainda não encontrei onde fazer o cadastro para fazer com que o software funcione. Você poderia me ajudar com isso?
Obrigado.

17 de outubro de 2015 11:05
Seja livre para expor seu pensamento!

Se preferir, antes leia nossa política para comentários...
Atenção: Comentários "Anônimo" não serão publicados. Escolha "Nome/URL". Obrigado!