28 de mai de 2014

Como recomeçar um blog depois de um longo tempo


Então você decidiu abandonar essa história de blogs? Por mais assustador que isso possa parecer, o abandono de blogs acontece o tempo todo: seja por um estudante que passa a dedicar maior parte do tempo a faculdade, ou aquele trabalhador que tem pouco tempo disponível, ou talvez porque não está recebendo o retorno esperado, e até mesmo por perceber que este não é o caminho certo, enfim a lista de motivos é grande.

Mas então algo lhe trouxe de volta a blogosfera. O fator motivador pouco importa, o que realmente importa nesse momento é que você estava pronto para abandonar por completo essa vida, fez uma pausa necessária para ajustar as ideias e agora resolveu voltar. Mas é preciso que esteja ciente e como blogueiro você sabe que uma vez que negligenciou seu blog, abandonando todo o seu trabalho, todo o seu conteúdo e público conquistado, é simplesmente perdido. Não estou sendo radical, pode até ser que você consiga captar aquele público novamente, mas um dia perdido em um blog significa perda de leitores e posições no resultado de busca que as vezes nunca são recuperadas.

A ideia de começar tudo de novo depois de perder tanto pode parecer esmagadora para o blogueiro mais comprometido. No entanto é possível conquistar tudo de volta ou ao menos uma grande massa do que perdeu e eu quero te ajudar nesse processo, mas é preciso que fique ciente de que não será uma tarefa fácil, ainda mais depois de um longo tempo.

Orientação

A primeira coisa que precisamos fazer é fazer um balanço de tudo que aconteceu com seu blog. Isto inclui verificar as análises de tráfego durante o período em que ficou parado, entrar em contato com os blogueiros da sua rede, postar atualizações nas principais redes sociais, promover aquele conteúdo que sempre rendeu um bom retorno e voltar ao trabalho duro. Agora se você quer mesmo é sacudir seu público antigo, então terá que pesquisar nos principais portais ou conversar com seus colegas blogueiros sobre o que há de novo dentro do seu nicho.
Renovação

Uma boa maneira de recomeçar é fazer algumas mudanças que fazem diferença, principalmente se tratando do layout como um todo. Procure modificar ou criar um novo design para seu blog, uma nova logo, crie uma estrutura de navegação simples para o seu público em suas páginas. Caso não queira fazer grandes mudanças, pense então em incorporar um recurso interessante para os seus leitores de maneira que possam compartilhar o seu conteúdo e encontrar o que precisam com mais facilidade. As vezes algumas mudanças no layout pode se torna um fator motivador para você e para o público que deseja reconquistar, e para isso uma mudança completa se faz necessária.
Tendências

Precisamos agora criar um impulso para o seu retorno na blogosfera, você tem que publicar as tendências mais quentes em seu nicho e divulgar como se não houvesse amanhã. Para isso você precisa pesquisar as mudanças e evoluções que o mercado ofereceu enquanto esteve fora, dessa maneira você estará completamente ciente do que é moda e o que não é.
Estratégia

Seja qual for a sua estratégia na reconquista do seu espaço, você vai ter que jogar de uma forma agressiva se quiser um retorno real. Você tem que arrebentar na divulgação e no plano de ação eficaz para chegar ao topo novamente, ou então alguém vai tomar o seu lugar definitivamente. Afinal todo blog, independente do seu nicho enfrenta concorrentes, não importa o assunto. É justamente por isso que você tem que voltar forte, com um plano de jogo sólido, se quer mesmo alcançar um maior número de leitores e subir nos resultados de busca vai precisar investir pesado.

Então, você já recomeçou seu blog depois de um bom tempo parado? Como lidou com tudo isso?

Este artigo foi escrito por Rafaela Rodrigues do blog oficinablogger.net, achei muito inspirador e resolvi compartilhar com vocês.
Compartilhe essa postagem!
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Recomendamos para você »

0 comentários

Seja livre para expor seu pensamento!

Se preferir, antes, leia nossas regras para comentários...
(Atenção: Comentários "Anônimo" não serão publicados. Escolha "Nome/URL". Obrigado!)
Bom comentário!

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
Pré-Designed by BlogThietKe Designed by @Mundo_Informal
© 2012-2014 .::Mundo Informal::. Todos os direitos Reservados
Licença Creative Commons
...See you!
Voltar ao topo