MASIGNCLEAN101

Site gratuito reúne conteúdos sobre programação, linguagens e sistemas


Gosta de programação e quer aprimorar seus conhecimentos? Ou você sempre se interessou pela área, mas não sabe por onde começar? Já há na internet vários materiais voltados para os apaixonados por ciências da computação, códigos, sistemas operacionais e outras linguagens digitais, mas uma página reúne todos esses conteúdos e facilita a busca por arquivos desse tipo. Trata-se do site reSRC.


O reSRC é totalmente gratuito e funciona como uma espécie de almanaque da programação, reunindo centenas de livros sobre mais de 100 linguagens e sistemas, além de ciências da computação em geral e materiais mais relacionados a gráficos, como GPUs, modelagem 3D e user interfaces. Quase todo o site está em inglês, mas vale a pena dar uma vasculhada no acervo de arquivos para encontrar algo que você queira aprender.

Entre os principais conteúdos do reSRC estão arquivos que explicam o funcionamento do JavaScript, Firefox OS, COBOL e até dicas de Cloud Computing, ecossistema open source e redes. A busca pela biblioteca da página também é bastante simples, e pode ser feita de duas formas. A primeira é se você já procura por algo específico. Neste caso, o melhor é acessar o reSRC e digitar o termo desejado no campo de busca ("Search by tags"). A segunda maneira é abrir o catálogo da página pelo GitHub, que mostra um índice com todos os assuntos e seus respectivos links para as fontes.

Um detalhe importante e bastante útil para quem não está acostumado à língua inglesa é que existem bibliotecas em outros idiomas, inclusive o português do Brasil. Claro que o material é menor quando comparado ao inglês, mas o GitHub funciona de forma colaborativa, ou seja, você e qualquer outra pessoa que tiver um arquivo ou conteúdo pode compartilhá-lo com os demais usuários. O passo a passo de como acrescentar novos dados pode ser acessado neste link.

O Traduz Aí, por exemplo, é uma das contas que reúne arquivos no nosso idioma. Os documentos são voltados principalmente para complementar os estudos de quem se interessa por JavaScript, Angular JS e NodeJS.

Existem várias linguagens de programação, algumas mais conhecidas do que outras. Mas se você ainda tem dúvidas do que elas são e qual o primeiro passo para ingressar de vez nesse universo da computação, o Mundo Informal já preparou um pequeno guia de como começar - além de utilizar sites como o próprio reSRC e outras fontes de conhecimento. Afinal, estima-se que vão faltar profissionais de TI no Brasil e gerar prejuízos de R$ 115 bilhões até 2020.

Fonte: Canal Tech
Compartilhe esse artigo!
Marcus Vinicius
escreve para o Mundo Informal sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.
Seja livre para expor seu pensamento!

Se preferir, antes leia nossa política para comentários...
Atenção: Comentários "Anônimo" não serão publicados. Escolha "Nome/URL". Obrigado!