MASIGNCLEAN101

Conheça as novidades da nova atualização do Windows 8.1


Foto: Reprodução/CNET
A Microsoft começou a liberar nesta terça-feira, 8, a primeira grande atualização do Windows 8.1. O novo update, que está sendo distribuído como um patch de segurança na categoria “importante” é obrigatório para os usuários da versão, caso eles queiram continuar recebendo outras correções e atualizações no futuro.

Afinal de contas, o que a atualização traz de novo? De uma forma resumida, o sistema fica mais amigável para os usuários de mouse e teclado. São mudanças pequenas, mas que indicam que a Microsoft parece ter reconhecido que f. Abaixo, você confere as novidades em detalhes:

Ligar o computador direto no modo desktop
Quando o Windows 8.1 foi lançado, ele permitia ao usuário configurar se ele gostaria que seu computador ligasse na interface Metro, com os blocos dinâmicos, ou se ele preferia o desktop tradicional. Entretanto, era necessário caçar esta opção entre as configurações. Agora, para computadores, o padrão se torna ligar no desktop tradicional. Ainda há a opção de mudar isso, se a pessoa preferir, no entanto.

Apps “modernos” na barra de tarefas
A barra de tarefas sempre foi um dos símbolos do Windows, mas sofreu com a chegada da versão 8 do sistema. Os novos aplicativos, da interface Metro, distribuídos pela Windows Store, não apareciam lá, complicando um pouco mais o sistema de multitarefa. Agora isso vai mudar.

Agora, os aplicativos são mostrados na barra de tarefas, desde que o usuário os mantenha fixos nesta região. A barra também passará a ser acessível mesmo quando um app “moderno” estiver em execução.

A Microsoft vai manter o aplicativo da Windows Store fixado por padrão na barra, para acostumar usuários com o novo sistema. O app pode ser retirado de lá, se o usuário preferir.

Barra de título em apps “modernos”
Outra volta marcante é a barra de título, onde estão os clássicos botões para minimizar e fechar aplicativos. O recurso era tradicionalíssimo nas versões anteriores do Windows, mas não apareceram nos novos aplicativos “Metro”. Basta passar o mouse na parte superior da tela para mostrar os ícones que qualquer usuário de versões mais antigas do sistema já conhecem.

Aplicativos desktop agora são padrão
Antigamente no Windows 8 ou 8.1, quando o usuário abria um vídeo, por exemplo, o sistema favorecia os aplicativos “Metro” na hora de executar aquele conteúdo. A atualização permitirá que os softwares tradicionais abram este vídeo como padrão, mas o usuário pode mudar as configurações de volta, se preferir.

Segundo a Microsoft, estas mudanças são devido ao feedback recebido dos consumidores. “Eu gosto dos apps modernos, mas eu quero usá-los quando eu quiser”, afirma Chaitanya Sareen, chefe da equipe de design do Windows 8 e 8.1.

Botões de “Desligar” e “Buscar”
Antigamente para buscar algo no sistema era só digitar na barra de buscas, mas o recurso não era óbvio o bastante para todos. Então, a Microsoft adicionou um botãozinho com uma lupa na interface com blocos dinâmicos, com o objetivo de facilitar a vida de quem não conseguiu se acostumar com tal modernidade. O botão de desligar também é destacado, agora, para quem ficava perdido na hora de desativar o PC.

Outras novidades menores
- A busca do Windows agora retorna também aplicativos da Windows Store nos resultados;
- Blocos dinâmicos agora mostram menus ao serem clicados com o botão direito do mouse;
- A lista com “Todos os aplicativos” agora destaca notificações e os novos downloads;
- O sistema ficou ligeiramente menor para algumas máquinas, abrindo mais espaço em disco;
- Internet Explorer ganhou novas funções para clientes corporativos

Compartilhe esse artigo!
Marcus Vinicius
escreve para o Mundo Informal sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.
Seja livre para expor seu pensamento!

Se preferir, antes leia nossa política para comentários...
Atenção: Comentários "Anônimo" não serão publicados. Escolha "Nome/URL". Obrigado!