MASIGNCLEAN101

Brasileiro faz sucesso na internet com imagens divertidas de futebol em 8bits

Matheus Toscano mora em Amsterdã e, com reprodução de lances em baixa resolução, já angariou mais de 40 mil seguidores nas redes sociais

Amsterdã é a casa de um brasileiro que faz sucesso no futebol e é um fenômeno de popularidade. Aos 31 anos, mineiro de Belo Horizonte, Matheus Coelho Toscano não é ídolo de clube algum, mas tem mais de 40 mil seguidores nas redes sociais, graças ao site que criou, o “8Bit Football”. Ele pega momentos importantes e curiosos do futebol e transforma em imagens de baixa resolução, e depois as compartilha na internet (assista ao vídeo).

- Estudei ciências da computação e hoje trabalho com auditoria de tecnologia da informação. Mas o site começou mesmo como uma brincadeira, e que foi evoluindo. Tem dia e hora que até penso que parece uma brincadeira.

A brincadeira surgiu depois que Matheus viu um site parecido com desenhos de artistas de filme em 8bit. Desde outubro de 2012 o número de imagens já chega a 320. E cenas para se inspirar não faltam a Matheus, como o gol de Iniesta que deu o título da Copa de 2010 à Espanha; a bola tirada pelo zagueiro brasileiro David Luiz em cima da linha na final da Copa das Confederações; o gol de mão de Maradona na Copa de 1986; e o gol perdido por Pelé em 1970 diante do Uruguai.

David Luiz, Edmundo, Maradona e Pelé representados em 8bits (em sentido horário) (Arte / SporTV)

- Olhei e achei que conseguia fazer uns jogadores de futebol, sempre fui fã de futebol. O pessoal pede e eu desenho, algumas vezes tiro da minha cabeça também. (Imagem) especial é a da defesa do Higuita, a defesa do escorpião, chama a atenção, todo mundo olha e reconhece, e ri. Tem gente que leva na brincadeira, mas tem gente que não aceita, como quando alguém passa vergonha no jogo.

Victor, Felipão, Guerrero e até o repórter Rodrigo Lois não escaparam da brincadeira (Arte / SporTV)

Por falar em “vergonha”, tem 8bit com Messi vomitando em campo, Felipe Melo no lance que lhe custou uma expulsão diante da Holanda na Copa de 2010, o beijinho que Neymar mandou para o marcador uruguaio na semifinal da Copa das Confederações de 2013 e a cabeçada de Zidane em Materazzi na final do Mundial de 2006.

- É muito mais observação, tento ver o que distingue um jogador de outro, ou seja, sobrancelha, corte de cabelo, entre outras coisas.

O objetivo de Matheus é aproveitar a Copa do Mundo no Brasil para ampliar o site. Além da cobertura, ele quer finalizar o projeto de um jogo de futebol em 8bit, e quem sabe fazer do hobby a sua profissão.

- Se puder viver disso não seria má ideia não - concluiu.

Messi, Felipe Melo, Zidane e Neymar também estão representados (Arte / SporTV)

Fonte: SporTV
Compartilhe esse artigo!
Marcus Vinicius
escreve para o Mundo Informal sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.
Seja livre para expor seu pensamento!

Se preferir, antes leia nossa política para comentários...
Atenção: Comentários "Anônimo" não serão publicados. Escolha "Nome/URL". Obrigado!