MASIGNCLEAN101

Ataque DDoS é a nova ameaça para empresas

DDoS, ou Distributed Denial-of-Service em inglês, é um ataque de negação de serviço ou “de extorsão”. Infelizmente, esse tipo de ação tem se tornado cada vez mais comum, atingindo principalmente sites de empresas privadas. Os principais alvos são empresas do setor de jogos de azar ou e-commerce de médio porte.



Os primeiros ataques de DDoS foram documentados em 1999, mas a modalidade tornou-se notória em fevereiro de 2000, quando as páginas do Yahoo, EBay, Amazon e CNN foram tiradas temporariamente do ar por hackers. 

O que são ataques DDoS? 


Basicamente o DDoS é quando o hacker utiliza um computador mestre para fazer com que vários computadores acessem um determinado site ao mesmo tempo, o que sobrecarrega o sistema e faz com que o site ou um serviço específico saia do ar. 


Objetivo e motivações 


O principal objetivo desse ataque é deixar algum serviço inacessível para seus usuários legítimos. A motivação por trás dessa ação é mais difícil de ser definida, pois ela pode variar de caso a caso. Atualmente, porém, esse recurso vem sendo usado para extorquir empresas, quando os criminosos prometem cessar o ataque apenas mediante o pagamento de determinado valor.


Proteção 


Ainda é difícil para especialistas determinar uma solução rápida para combater esse ataque, mas recomenda-se em primeiro lugar aumentar o nível de segurança de máquinas que estejam em rede, as opções de antivírus de 2014 cumprem bem essa função e ainda podem impedir que a rede seja usada como “amplificadora” em um ataque. Além disso, podemos destacar atitudes como a instalação de patches, aplicação de filtros “anti-spoofing”, limitação da banda por tipo de acesso, preferir internet a cabo (por ser mais segura) e o estabelecimento de planos de contingência. 

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do blog Mundo Informal.
Crédito das imagens: Free Digital Photos
Compartilhe esse artigo!
Marcus Vinicius
escreve para o Mundo Informal sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.
Seja livre para expor seu pensamento!

Se preferir, antes leia nossa política para comentários...
Atenção: Comentários "Anônimo" não serão publicados. Escolha "Nome/URL". Obrigado!