MASIGNCLEAN101

Um Garoto de 12 Anos e a Filosofia GNU

De certo todos nós que convivemos com a ideia da Filosofia GNU (Free and Open) já fomos taxados de revolucionários, socialistas e utópicos. Sim, é quase consenso fora do nosso universo que essa filosofia não deve e não irá se estender para outros ramos do conhecimento além do desenvolvimento de software (restrito ao microuniverso GNU/Linux).



Gnu – Meditate & Levitate


Essa crença de que o conhecimento deve ser monopolizado se alastra e persiste no subconsciente popular, até que essa filosofia mostra frutos e comove outras pessoas.

Estou me referindo à história de Leon McCarthy, um garoto de 12 anos de Massachusetts. Uma garoto comum, a não ser por uma má formação no braço esquerdo quando ainda estava no útero da mãe. Infelizmente a família não podia custear uma prótese para melhorar a qualidade de vida do garoto e fazer com que ele se sentisse mais “normal”, uma vez que uma prótese pode chegar a custar US$ 30 mil.

Porém, o pai viu um vídeo no YouTube, que mostrava um garoto da África do Sul com uma deficiência similar à de Leon McCarthy utilizando uma prótese Open Source feita por Rick Van As (um carpinteiro local) e Ivan Owen (técnico de efeitos especiais do estado de Washington). 

No melhor estilo DIY (Do It Yourself) o pai de Leon entrou em contato com os projetistas, estudou o esquemático e adaptou o projeto às necessidades do filho. Em pouco tempo, e com a ajuda de uma impressora 3D, o jovem Leon McCarthy tinha uma prótese de baixo custo (em torno de 5 a 10 Dólares) que atendia suas expectativas. Vejam o vídeo:

Por essas e outros eu acredito e sempre vou acreditar na Liberdade do conhecimento, e sempre irei auxiliar e compartilhar o que sei com quem estivar disposto a aprender.
Até mais…
Fonte: Mindbending.org
Compartilhe esse artigo!
Marcus Vinicius
escreve para o Mundo Informal sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.
Seja livre para expor seu pensamento!

Se preferir, antes, leia nossas regras para comentários...
(Atenção: Comentários "Anônimo" não serão publicados. Escolha "Nome/URL". Obrigado!)
Bom comentário!