MASIGNCLEAN101

Prova de Biologia do Enem 2013 copiou questão da Fuvest de 2007

Reprodução da mesma pergunta privilegia estudantes dos cursinhos de São Paulo, diz especialista


Reprodução
Reprodução de questão de Biologia da 2.ª fase do vestibular da Fuvest de 2007

Uma das questões da prova de Biologia do Enem 2013 usou exatamente a mesma figura do exame da Fuvest no ano de 2007.
"A única diferença é que, no Enem, as respostas estavam em forma de teste. Na prova da Fuvest, compunha a 2.ª fase e, logo, exigia uma resposta dissertativa do candidato", afirma o professor de Biologia Paulo Jubilut.
Esse tipo de reciclagem de questão, explica o professor Mateus Prado, causa favorecimentos. Nesse caso, dos alunos dos cursinhos de São Paulo, já que os professores frequentemente usam as questões dos exames anteriores para organizar o conteúdo a ser estudado.

Reprodução
Questão do Enem repete prova da Fuvest

"Se a ideia é que não haja nenhum privilegiado, essa questão precisava ser avaliada, talvez até anulada", diz Mateus. 
A prova de Biologia foi aplicada no primeiro dia de Enem, no sábado, e compôs o bloco de Ciências da Natureza. No sábado, os estudantes também responderam às 45 questões da prova de Ciências Humanas.
Neste domingo (27), os inscritos respondem às provas de Matemática e de Linguagens e Códigos. Os alunos também terão de fazer uma redação sobre o tema "Efeitos da Lei Seca no Brasil".
Essa parte da prova pode ser desafiadora por cobrar uma solução para o problema discutido. Quem descumpre a competência de intervenção (a última das cinco consideradas na correção do texto) perde 200 dos mil pontos possíveis. Para especialistas ouvidos pelo iG , essa é uma forma de fazer com que os estudantes assumam uma posição crítica.
Fonte: IG Noticias
Compartilhe esse artigo!
Marcus Vinicius
escreve para o Mundo Informal sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.
Seja livre para expor seu pensamento!

Se preferir, antes, leia nossas regras para comentários...
(Atenção: Comentários "Anônimo" não serão publicados. Escolha "Nome/URL". Obrigado!)
Bom comentário!