26 de jul de 2013

Conheça o protocolo TCP/IP

Baseado em diversos artigos da Internet

A internet funciona baseada num grupo, ou pilha de protocolos de comunicação. Protocolos são regras que os computadores devem seguir para se comunicarem, o protocolo é como um idioma; duas pessoas precisam falar o mesmo idioma para se comunicarem normalmente, o mesmo acontece entre os computadores através dos protocolos de comunicação.

O TCP/IP na verdade é um conjunto de protocolos, dos quais os mais importantes são o TCP e o IP, que foram os primeiros a serem definidos. 
O TCP/IP é baseado em 5 níveis ou camadas: Física, enlace, rede, transporte e aplicação. 
Cada uma destas camadas resolve um conjunto de problemas existentes na transmissão de dados.

Aplicação

A camada de aplicação é aquela que está mais perto do usuário, a maioria dos programas de rede usa esta camada para se comunicar com outros programas. Os processos que rodam nessa camada são particulares da aplicação, o que significa dizer que os dados são passados usando o formato interno da aplicação e depois são codificados dentro do padrão do protocolo.

Alguns programas nesta camada suportam diretamente aplicações do usuário com seus respectivos protocolos como; o HTTP, FTP, SMTP, SSH, DNS e outros. Para a comunicação entre esta camada e a camada de transporte são usadas as portas padronizadas. Por exemplo: O HTTP utiliza a porta 80, o FTP as portas 20 e 21, SMTP porta 25 e assim por diante. O uso de portas padrão permite ao TCP conhecer o conteúdo dos dados e entregar o pacote diretamente ao protocolo conectado na respectiva porta.

Depois da codificação nesta camada os dados são passados à próxima camada.

Transporte

É a camada responsável pela integridade dos dados, pela resolução de problemas de confiabilidade(saber se os dados chegaram ao destino) além de determinar para qual aplicativo é destinado um determinado dado. 

A camada de transporte "quebra", ou divide os dados vindos da camada de aplicação em pacotes de dados. Por outro lado os pacotes passados pela camada de rede são colocados em ordem e é feita uma verificação da integridade dos pacotes, se os pacotes estiverem íntegros(não corrompidos) o TCP envia um sinal "ACK" de confirmação ao transmissor. Se o transmissor não receber o "ACK" ele envia novamente o pacote perdido ou corrompido. Com isso o TCP fornece um fluxo de bytes confiável garantindo que os dados cheguem ao destino em ordem e íntegros, além disto ele mede continuamente a carga da rede para determinar a taxa de envio evitando sobrecarga. Nesta camada as aplicações são associadas a número de portas.

Rede ou Internet

Aqui entra o IP que é o responsável em levar pacotes de dados da origem para o destino e são identificados por um único número IP.
Esta camada é conhecida também como Camada Internet onde são adicionados os IPs do computador de origem e de destino. 
Alguns protocolos como o IGMP, usado para gerenciamento de dados Multicast e o ICMP, usado para diagnóstico sobre a transmissão são colocados acima do IP, no entanto, executam funções da camada de rede. O pacote desta camada é conhecido como datagrama. Cada datagrama tem até 65.515 bytes, se o pacote for maior do que isto o Protocolo IP fragmentará os pacotes. Este datagrama será enviado à camada de enlace se estivermos transmitindo, caso contrário será recebido da camada de enlace.

Enlace

Esta camada é responsável pela transmissão do quadro através da camada física, ela adiciona cabeçalhos(headers) aos pacotes de dados para prepará-los para transmissão através da camada física. Ao chegar ao destino a camada de enlace recebe os pacotes de dados retira os cabeçalhos e encaminha os pacotes à camada de rede. Esta camada é portanto, responsável pelo endereçamento, roteamento e controle do envio e recepção dos pacotes de dados. 

Física

A camada física trata das características mecânicas e elétricas usadas para estabelecer a comunicação.

Alguns consideram as camadas de enlace e física como uma única camada chamada camada de interface com a rede.

Compartilhe essa postagem!
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Recomendamos para você »

1 comentários

  1. Massa essas paradas ae, já estudei isso quando fiz Curso Tecnico de Informatica e Redes

    ResponderExcluir

Seja livre para expor seu pensamento!

Se preferir, antes, leia nossas regras para comentários...
(Atenção: Comentários "Anônimo" não serão publicados. Escolha "Nome/URL". Obrigado!)
Bom comentário!

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
Pré-Designed by BlogThietKe Designed by @Mundo_Informal
© 2012-2014 .::Mundo Informal::. Todos os direitos Reservados
Licença Creative Commons
...See you!
Voltar ao topo