MASIGNCLEAN101

Resolva problemas com encerramento de programas ao desligar o Windows

Aprenda como encerrar automaticamente os programas que não respondem ao desligar/reiniciar do Windows

Olá, o post de hoje é voltado a que costuma encontrar problemas ao desligar, reiniciar ou simplesmente ao fazer o logoff de usuário do sistema. O Windows é conhecido por muitas coisas, mas estabilidade de sistema não é uma delas. Não é raro encontrarmos uma mensagem do tipo “Não está respondendo” quando algum programa trava subitamente e a única saída é finalizar o processo correspondente.

Se você ainda não sabia, pode ser normal que alguns arquivos do sistema deixem de funcionar corretamente, pois pelo fato de muitos programas que fazem uso do mesmo arquivo, acabam não permitindo que o arquivo do sistema feche ao solicitar o encerramento do Windows. Isso gera um erro comum que todos podem passar um dia:


A solução mais comum nestes casos é abrir o Gerenciados de Tarefas usando CTRL+ALT+DEL (ou clicando com o botão direito na barra de tarefas e depois em Gerenciador de Tarefas, ou CTRL+ALT+ESC), buscar o programa que parou de responder e clicar em Finalizar Tarefa.

Porém, muitas vezes a situação é ainda pior e não conseguimos nem abrir o Gerenciador de Tarefas. Acontece até de o próprio Gerenciador ficar travado. Quando isto acontece, uma solução que já vi muita gente fazer é simplesmente reiniciar o computador.

O que poucos sabem é que estes casos podem ser resolvidos de uma forma muito mais prática, com apenas um clique duplo. Isto pode ser conseguido criando um atalho na área de trabalho que busca todos os programas que não respondem e os fecha automaticamente. Veja como:

Método 1

1° passo: Criando um Script


1.1- Primeiro vamos fazer um script para .bat ou .cmd, veja o código abaixo:

@echo off
taskkill /F /IM rundll32.exe

1.2- no meio do código está um exemplo de um processo, o rundll32.exe. Mas você pode trocar o rundll32.exe pelo nome do executável que não responde ao ir desligar o Windows. Exemplos para nomes de executáveis:
  • Firefox.exe (Mozilla Firefox)
  • Msnmsgr.exe (Windows Live Messenger)
  • Notepad (Bloco de Notas do Windows)
  • WinRAR.exe, Skype, Chrome, etc…
Esses são exemplos de nomes de executáveis, geralmente na mensagem de erro o nome do aplicativo aparece mas é necessário saber o nome do processo que não responde.

Se você olhar com cuidado, você poderá encontrar o nome correto do aplicativo executável lá no Gerenciador de tarefas na guia processos. lá você verá vários processos rodando então você poderá ver o processo que não responde e depois pôr o seu nome no código e prosseguir com esse tutorial.

1.3- altere o código acima mas no lugar de rundll32.exe, você deverá colocar o nome do processo que não responde, ex: WinRAR.

@echo off
taskkill /F /IM WinRAR.exe

1.4- No Bloco de Notas coloque o código acima, e depois de ter posto o nome do aplicativo que não responde ao ir desligar o Windows você deverá salvar o arquivo como .cmd ou como .bat.
No bloco de notas, vá na Opção Arquivo > Salvar como

Aparecerá uma nova janela, e na opção: Salvar como tipo, selecione: Todos os arquivos
Na opção: Nome do arquivo, coloque o nome: killer.bat ou killer.cmd, você também poderá colocar qualquer outro nome mas sem esquecer de adicionar a extensão .bat ou .cmd no final do nome do arquivo.

1.5- Salve em um local seguro! pois você precisará acessar esse arquivo daqui a pouco…

2° passo: Programando o Script


O mais interessante e o que garantiu o sucesso desse tutorial é o fato do Script ser executado bem na hora que você solicitar o desligamento da sua máquina, ou seja o script fechará o aplicativo que não responde na hora de sair do sistema automaticamente.

2.1- Vá no Menu iniciar e no Executar (Atalho: Aperte a tecla com o simbolo do Windows + R)

2.2- Digite gpedit.msc e pressione dê Ok na janela do executar

Isso abrirá as Diretivas de Grupo do Windows

2.3- Vá em Diretiva Computador Local > Configuração do computador > Configurações do Windows e selecione o: Script (Inicialização/Encerramento).

2.4- Agora selecione: Desligar

2.5- Agora irá aparecer a janela: Propriedades de Desligar, após isso Selecione a Opção Adicionar…

2.6- Vá no local onde você salvou o arquivo .bat ou .cmd com o código.

2.7- Agora dê um clique no Ok.

2.8- Agora Clique em Aplicar e depois em Ok.

Método 2

1° passo: Clique com o botão direito sobre a área de trabalho e depois em Novo › Atalho (New › Shortcut);

Criando novo atalho
Tela de criação do atalho

2° passo: Na caixa de diálogo que aparece, digite taskkill.exe /f /fi “status eq not responding”;


3° passo: Clique em Próximo (Next) e digite um nome qualquer para o atalho;

4° passo: Clique em Finalizar (Finish).

Ao clicar neste atalho, o comando taskkill.exe será executado com a opção /f, que força o encerramento de todos os programas que satisfizerem o filtro especificado pela opção /fi, que neste caso é “status eq not responding”. Ou seja, todos os aplicativos que estiverem rodando com o status “not responding” serão forçados a fechar pelo comando taskkill.exe.

O arquivo taskkill.exe não está disponível de fábrica no Windows XP Home, porém os usuários deste OS podem procurar pelo arquivo no Google e salvá-lo em alguma pasta. Neste caso, o comando deve ser modificado incluindo o caminho completo do local onde o taskkill.exe foi salvo. Por exemplo, se você o salvou na raiz do C:, o comando ficará C:\taskkill.exe /f /fi “status eq not responding”.

Agora, sempre que um programa parar de responder, você pode finalizá-lo clicando duas vezes sobre o atalho na área de trabalho, sem precisar abrir antes a janela do Gerenciador de Tarefas. Com apenas este atalho, você tem 3 benefícios:
  • Fechar rapidamente um programa travado sem precisar abrir o Gerenciador de Tarefas;
  • Fechar mais de um programa que não responde de uma só vez.
  • Mesmo quando o próprio Gerenciados de tarefas travar ou não estiver acessível, será possível fechar os programas que não respondem.
Pronto, Agora só falta você fazer um Teste!. Salve todos os programas abertos ou suas páginas ativas no momento e reinicie a Máquina.

Vi no So dicas.
Espero que tenham gostado!
Compartilhe esse artigo!
Marcus Vinicius
escreve para o Mundo Informal sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.
Seja livre para expor seu pensamento!

Se preferir, antes leia nossa política para comentários...
Atenção: Comentários "Anônimo" não serão publicados. Escolha "Nome/URL". Obrigado!