8 de mar de 2013

Melhore a velocidade de carregamento do Blog

Alocando os Javascripts para um melhor carregamento do blog

Sempre que fazemos um blog ou site precisamos cuidar de o blog desempenho. Temos que tentar fazê-lo ser o mais rápido possível, para que os seus leitores não tenham que esperar muito. A maioria dos blogs ou sites, consistem principalmente de HTML, CSS, JavaScript e jQuery. O HTML e o CSS são as partes centrais enquanto JavaScript e jQuery pode ser "ignorado" de certa forma.

JavaScript e jQuery requerem recursos e tempo extras para ser baixado e interpretado pelo navegador e  muitas vezes, para que seus leitores  possam ver os elementos visuais, precisam esperar um bom tempo antes. Um dos erros mais comuns aos usuários que ingressaram a pouco tempo na blogosfera e têm pelo menos algum conhecimento sobre a estrutura de seu próprio blog fazem, é colocar todos os JavaScripts e jQuery no topo do seu código-fonte ou em algum lugar entre a tag .

Bem, você pode pensar que isso não tem qualquer efeito sobre o seu blog , mas você está pensando errado e é isso que vamos aprender hoje. Você ainda vai aprender onde colocar todos os JavaScripts para obter o máximo de desempenho em seu blog.

E qual o Efeito?

Sim, tenho certeza que você quer saber qual o efeito é real. Se seus JavaScripts estão logo abaixo do , então você vai notar que sempre que você visitar o seu blog, verá uma página em branco e precisará esperar antes que qualquer coisa apareça. Isso acontece porque seus JavaScripts são colocados antes do CSS que realmente define o visual do seu blog
Então, até que os JavaScripts sejam carregados você só verá uma página em branco e leitores rejeitando seu blog pela demora do carregamento e por verem apenas um espaço em branco na frente deles.

Então, o que fazer? 

Bom, não podemos evitar nem mesmo excluir esses JavaScripts para o bom funcionamento do seu blog. Em vez de evitar ou excluí-los, faremos seu navegador carregar primeiro o estilo CSS e só depois de tudo carregado passe a carregar o javascritpt.  Enquanto o leitor continua a ler o texto, JavaScripts outros serão carregados no fundo, que o leitor não vai se importar muito.

Então onde inserir os Javascripts?

Para fazer o navegador carregar os JavaScript depois de tudo carregado, você precisa colocar os JavaScripts antes do fechamento da tag </ body> que é na parte inferior direita do seu fonte código. 


Alerta! Antes de fazer qualquer modificação, faça um backup do seu modelo.

Acesse modelo  Fazer backup/Restaurar  Fazer download do modelo completo.


1° passo: Acesse o painel do Blogger, escolha o blog que você deseja instalar, selecione a opção "Modelo" e clique em "Editar HTML".

2°passo: Agora usando o Ctrl + F, procure por: <head>


→ Logo abaixo, você encontrará os JavaScripts até chegar a tag <b:skin>
→ Recorte-os e guarde em algum lugar, (pode ser no bloco de notas, pois já usaremos esse código)

2°passo: Procure por: </body> 

→ E logo acima cole todos os scripts que você guardou no 2° passo.

Pronto! Agora salve e visualize seu blog. Se você tinha uma quantidade significativa de JavaScripts no topo, provavelmente você verá uma boa diferença no desempenho em seu blog.

Espero que tenham gostado!
Compartilhe essa postagem!
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Recomendamos para você »

11 comentários

  1. Bela dica parabéns!! Cara uso o mesmo templete que o seu só que bem customizado, gostaria de saber como você coloca o banner de 728x60 do AdSense no topo entre o menu e as postagens?

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. @Lucas, pensei já ter respondido seu comentário.
      Qual o endereço do seu blog? Dependendo da versão do temp. não seria possível a implementação do banner.
      Abraço e aguardo resposta.

      Excluir
    2. A versão é o mesmo que o seu Marcus.

      Excluir
  3. @Lucas, Adicione lá no Layout naquele widget com nome de "980qc"... 8-)
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nenhum widget com esse nome "980qc" :-(
      Como faço agora?

      Excluir
  4. @Lucas, fica um pouco difícil te ajudar pois não tenho como ver seu template, e você só me diz que é o mesmo meu e com a mesma versão... :-t

    --Faz o seguinte: Manda o link desse teu blog, pra mim dar uma olhada, ajudar no escuro é mto difícil...

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post! Me ajudou muito. Apliquei em meu blog e o tempo de carregamento melhorou em 50%. Muito Obrigado! Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcus
    Usei sua dica e melhorou mesmo meu carregamento.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Ótimo @Elisabeth, isso é sinal que seu blog tinha uma grande quantidade de scripts interrompendo o carregamento, pois após o procedimento, foi possível perceber diferença.

    ResponderExcluir

Seja livre para expor seu pensamento!

Se preferir, antes, leia nossas regras para comentários...
(Atenção: Comentários "Anônimo" não serão publicados. Escolha "Nome/URL". Obrigado!)
Bom comentário!

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
Pré-Designed by BlogThietKe Designed by @Mundo_Informal
© 2012-2014 .::Mundo Informal::. Todos os direitos Reservados
Licença Creative Commons
...See you!
Voltar ao topo