MASIGNCLEAN101

Como saber se o seu Windows é 32 bits ou 64 bits


Uma das dúvidas mais comuns entre os usuários de Windows por aí é saber se o sistema instalado no computador é uma versão de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64). É aí que o usuário se complica na hora de baixar algum programa para a máquina, quase sempre escolhendo a versão incorreta dele. Veja como descobrir facilmente a arquitetura do seu sistema operacional nesta dica simples.

E também há um fato: é possível rodar programas, jogos e até mesmo uma versão de sistema operacional de arquitetura 32 bits em uma de 64 bits, mais não ao contrário (não é possível que uma versão 64 bits rode em uma de 32).

Esse tutorial é voltado a você que queira saber qual a sua versão de sistema operacional (32 bits ou 64), veja abaixo:

Qual é a diferença entre 32 e 64 bits?


Para verificar se seu Windows é 32 ou 64 bits, (método válido tanto para o Vista quanto o 7), entre no menu Iniciar, clique com o botão direito em Computador e em Propriedades e verifique o que diz o item Tipo do sistema. Lá constará a versão do seu sistema.




Ou então você pode usar o 64bit Checker , um utilitário simples que faz esse trabalho automaticamente para você. Baixe e execute-o que ele mostará na hora o seu sistema.


64bit Checker mostrando que este sistema é de 64 bits.

Posso instalar um sistema de 64 bits no meu computador?


Para instalar a versão de 64 bits do Windows, é necessário que seu processador suporte a arquitetura. O 64bit Checker também faz este serviço para você, basta verificar em Processor se ele suporta sistemas de 64 bits.

Entretanto, você deve ter em mente que, ao migrar para um sistema 64 bits, você deve ter todos os drivers em instaladores para 64 bits, caso contrário você terá dores de cabeça ao utilizar seus periféricos no computador.
Compartilhe esse artigo!
Unknown
escreve para o Mundo Informal sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.
avatar

Valeu pela dica parceiro eu sempre tive esta duvida mas não sabia que era tão fácil verificar

9 de abril de 2013 17:14
avatar

Valeu pela dica parceiro eu sempre tive esta duvida mas não sabia que era tão fácil verificar

9 de abril de 2013 17:16
Seja livre para expor seu pensamento!

Se preferir, antes leia nossa política para comentários...
Atenção: Comentários "Anônimo" não serão publicados. Escolha "Nome/URL". Obrigado!