MASIGNCLEAN101

Aprenda resolver o Cubo Mágico com apenas 20 Movimentos

O cubo mágico também é chamado de cubo de Rubik. Esse brinquedo é um famoso quebra-cabeça tridimensional internacionalmente reconhecido. Ele foi inventado no ano de 1974 pelo húngaro Ernõ Rubik.

O Cubo de Rubik é um cubo geralmente confeccionado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 54 faces e 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,5 cm. Outras versões menos conhecidas são a 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5.


Como resolver o cubo mágico com apenas 20 movimentos.

Então, como os "velocistas de cubos", que competem ao redor do mundo por recordes, conseguem solucionar um cubo todo misturado em questão de segundos? Leyan Lo conta que o método mais comum existe graças a Jessica Fridrich, uma maníaca que agora é membro da Universidade de Nova York. Em 1982, Jessica Fridrich inventou uma técnica que confia na configuração do tipo "baldeação" - um arranjo intermediário que é meio caminho para a solução; seu arranjo escolhido é um cubo com uma "cruz" em uma face - feita, digamos, com um cubinho vermelho no centro e quatro cubinhos vermelhos adjacentes. Ela descobriu que, a partir dessa configuração, seria possível solucionar o cubo em aproximadamente sete movimentos.
Com essa cruz no lugar certo, o jogador trabalha nos cantos e depois na camada do meio, com uma determinada combinação de movimentos. Solucionando o problema dessa maneira, Jessica criou uma série de padrões que podem ser memorizados. Enquanto essa abordagem é útil em competições de velocidade, raramente ela rende a solução com menor número de movimentos. Assim, é possível resolver o cubo com uma média de 56 movimentos.

Técnica de baldeação:

Vale a pena conferir esses 8 passos a seguir, eles são videos rápidos, que em 10 minutos você já consegue montar um cubo mágico com facilidade.

1º passo


2º Passo


3º Passo


4º Passo


5º Passo


6º Passo


7º Passo


8º Passo


Conclusão:

É matematicamente provado que é possível resolver o cubo mágico somente com 20 movimentos, mais ainda não foi mostrado a "formula secreta" para isso, a forma mais fácil é a citada a cima e ir treinado, todos já devem ter ouvido aquela frase: "Somente a pratica leva a perfeição".
Compartilhe esse artigo!
Unknown
escreve para o Mundo Informal sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.
avatar
Anônimo

Olá pessoal, estou vendo estas montagens do cubo pela primeira vez, mas ja havia visto o Renam montar uns cubos embaixo da água no Silvio Santos achei muito legal, e já estou treinando para um dia ficar bom na montagem, um abraço a todos e boa sorte pra todos vocês.

29 de janeiro de 2014 15:23
Seja livre para expor seu pensamento!

Se preferir, antes, leia nossas regras para comentários...
(Atenção: Comentários "Anônimo" não serão publicados. Escolha "Nome/URL". Obrigado!)
Bom comentário!