MASIGNCLEAN101

Como remover algum conteúdo do Google?

Seria possível remover informações, conteúdos, links ou imagens dos resultados do Google?
É verdade que é quase impossível não encontrar praticamente qualquer coisa pesquisando pelo índice do Google. Mas o que acontece, é que o buscador da Google pode indexar praticamente tudo o que está na web e disponibilizar para quem quiser encontrar. É uma grande lista, um catálogo completo. Mas o que acontece se porventura quisermos retirar alguma informação desse índice que o Google cria? Como proceder? Como excluir informações indexadas no Google?
Atenção! Este tutorial NÃO serve para denunciar conteúdo ilegal ao Google!
Para que haja remoção de conteúdo ilegal, ou fazer denúncias, você deverá acessar o link que segue.
Todas as denúncias são verificadas e identificadas. NÃO existe denúncia anônima no Google.

Pode parecer contraditório, mas há muita gente que precisa ou quer retirar algum link dos resultados do Google ou solicitar que alguma imagem constrangedora, informações pessoais e outros não sejam encontrados pelo buscador.
É possível solicitar ao Google para que alguma informação não apareça nos resultados orgânicos (resultados das buscas). Isso é relativamente simples de fazer e a Google oferece as ferramentas. Mesmo assim é preciso lembrar de alguns detalhes:
  • A Google não é gerencia a internet = A Google não armazena as informações nem controla o conteúdo dos sites/blogs. Este é apenas um mecanismo de indexação que gera um índice do que pode ser encontrado.
  • Tirar do Google não desaparece com a informação = Você pode retirar algo do Google, mas precisa ir até o dono do site/blog onde a informação está para realmente apagar aquele conteúdo. 
  • A Google não exclui conteúdos = ela apenas não o exibirá nos resultados caso sua solicitação de remoção da informação seja aceita.
  • Existem outros sites de pesquisa = O Google é o mais usado, mas existem centenas de outros buscadores. Você pode tentar limpar o índice do Google, mas ainda assim pode encontrar as mesmas informações em outros buscadores.
Antes de enviar sua solicitação à Google, também lembre-se de duas coisas: 1. Se você é o dono da informação que deseja retirar do índice; 2. Se outra pessoa mantém a informação a ser retirada do índice.

1. Se você é o dono da informação

Muitas vezes nos mesmos colocamos informações pessoais na internet, seja em redes sociais ou em nossos blogs. Pior ainda, fazemos isso de forma pública e outros podem pegar e redistribuir. Pode ser que você publique algo que se arrependeu depois, mudou de ideia ou já não é mais necessário.
  1. A primeira coisa a fazer antes de solicitar algo à Google é você mesmo remover a informação de sua fonte de origem. Por exemplo: você publicou um álbum de fotos pessoais no seu blog para mostrar para parentes. Percebeu que as imagens estão aparecendo nos resultados do Google e não quer que outras pessoas vejam.

Vá ao local onde você publicou as imagens e exclua-as para não ficarem mais disponíveis para ninguém. E faça isso logo, antes que alguém copie e faça mal uso.

2. Se outra pessoa é dona da informação

Pode ser que alguém publique coisas sobre você que você deixou escapar, publicou algo constrangedor ou mesmo fez mal uso de alguma informação sobre você. Antes de ir ao Google, entre em contato com o administrador daquele blog/site ou local que está publicando aquilo.
Solicite ao dono da página ou ao administrador que ele exclua aquele conteúdo, explicando seus motivos.
Um meio fácil de solicitar que algo seja excluído de um site, por exemplo, é se você tem um bom motivo para solicitar isso e não for possível negociar com o administrador, você pode tentar localizar qual empresa de hospedagem aquele site/blog usa e encaminha um ofício explicando seus motivos.
Só quando o conteúdo é realmente excluído de sua fonte original é que ele nunca mais poderá ser acessado ou encontrado. O fato de não estar mais no Google, não torna aquilo inacessível. Só não será mais possível encontrar, mas se alguém sabe o endereço ou tem o link, poderá continuar acessando.

Solicitar remoção de conteúdo ao Google

Por fim, agora você pode ir ao formulário do Google para solicitar que algo não apareça mais no índice deles. Você pode solicitar que qualquer link, imagem ou outra informação que aparece nos resultados orgânicos, seja removido do índice, sem custo adicional.
Então, o que vamos solicitar é que a Google não exiba em seu índice o link que leva ao conteúdo original publicado em algum lugar. É importante excluir a fonte original, pois depois de 90 dias os robôs da Google podem reencontrar aquilo e colocar novamente nos resultados.
Acesse:
Ao entrar no página da ferramenta para o formulário, você verá a seguinte tela:
Tela para Solicitar remoção de conteúdo do Google
É preciso ter uma conta em qualquer serviço da Google. Pode ser uma conta do Gmail, do Orkut, Google+ ou qualquer outra coisa. Isso servirá para validar suas informações e a Google identificar a origem da solicitação.
Além disso, você é responsabilizado criminalmente se fizer qualquer solicitação falsa.
O próximo passo é ter o link, o caminho para o conteúdo que deseja que seja removido do índice da Google. Sem isso não há como seguir a diante e não dá para fazer um pedido genérico do tipo “quero excluir tudo que seja relacionado ao meu nome“. Aqui você precisa ser bem específico.
Formulário para remover URL do Google
O sistema da Google irá varrer a internet para ver se o conteúdo está ainda disponível ou acessível ao buscador. Se o conteúdo ainda for encontrado, então não será possível remover do índice. O máximo que dará para fazer é excluir o “cache” e apresentar alterações.
De toda forma, pode proceder, sem preencher o fomulário de alteração do “cache”, bastando clicar no botão “Remover versão em cache desta página”, como na imagem aponta abaixo:
Isso forçará o sistema a continuar, mesmo que o link ainda esteja sendo localizado e acessado pelo Google. Algumas vezes, ao excluirmos algum conteúdo do nosso blog, por exemplo, pode levar até 24 horas para realmente não estar mais disponível para outros.
Então será preciso confirmar os motivos da solicitação, como aparecerá ao clicar no botão indicado acima:
Marque a razão da solicitação que é feita, escolhendo a opção que diz “A página foi removida ou bloqueada nos mecanismos de pesquisa” e em seguida clique no botào que vai aparecer dizendo “Remover esta página”.
Uma lista será exibida com os links que você solicitou a remoção. Pode demorar de algumas horas a vários dias para que os links sejam analisados e retirados do índice. Isso porque uma equipe analisa manualmente as informações e pedidos e podem até entrar em contato com você para solicitar mais informações.
Lembrando que não há possibilidade de denúncias anônimas ou solicitações de exclusão que não sejam verificadas por completo antes de aplicadas. Por isso mesmo não há risco de se denunciar algo por engano ou por pilantragem. Sem uma identificação e confirmação das informações, o conteúdo continuará sendo indexado no Google normalmente.
Legal não? 
Compartilhe esse artigo!
Unknown
escreve para o Mundo Informal sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.
Seja livre para expor seu pensamento!

Se preferir, antes leia nossa política para comentários...
Atenção: Comentários "Anônimo" não serão publicados. Escolha "Nome/URL". Obrigado!